sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do Trabalho

Dia do Trabalho:
Fonte: J. Gomes - Blog do J. Gomes

1º de maio é o dia em que as pessoas de diversos países comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram as conquistas dos trabalhadores.

( Operários - Tarsila do Amaral )

Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtos eram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa que começava a fazer um objeto era a mesma que o terminava e o vendia. Por exemplo: o homem que vendia doces era quem plantava a árvore frutífera, colhia as frutas, fazia os doces e depois os vendia em lugares como feiras.

No Brasil, em 1894, um grupo foi preso por tentar comemorar o Dia do Trabalho. Somente um ano depois, ocorreu realmente a primeira comemoração da data no país (organizada pelo Centro Socialista de Santos, em São Paulo).

Entre os anos de 1889 e 1930, algumas importantes greves começaram na data de 1º de maio, e foi no Dia do Trabalho, em 1940, que Getúlio Vargas, que era o presidente do Brasil naquela época, criou o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. Esse valor deveria ser o necessário para uma família pagar todas as contas de alimentação, moradia, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. Essa notícia alegrou muitas pessoas, pois muitas famílias ganhavam menos que isso.

Um ano depois, em 1º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, que tem como função julgar os problemas dos trabalhadores (individualmente ou de uma empresa) nas relações de trabalho, seguindo os direitos trabalhistas.

De 1770 pra cá, muita coisa mudou. Os trabalhadores têm direitos que devem ser respeitados, pois são garantidos pela Constituição Nacional (aquele documento que contém as leis do nosso país). Mas a gente sabe que isso nem sempre acontece, pois ainda é muito comum, nos dias de hoje, a gente ver e ouvir notícias sobre trabalhadores que nem têm carteira de trabalho, crianças que são exploradas no trabalho, minorias que sofrem preconceito nos empregos, sem falar do enorme número de pessoas que não conseguem encontrar um trabalho.

Um outro assunto muito falado quando o tema é o direito do trabalhador é o salário mínimo (aquele criado em 1940), pois, muitas vezes, seu valor não é suficiente nem mesmo para cobrir as principais necessidades de uma família, como alimentação e moradia, muito menos para todas aquelas que foram descritas na sua criação.

Talvez por esses motivos, muitos brasileiros não vêem razão para comemorar o 1.o de Maio. Por isso, com o passar dos anos, as comemorações foram mudando e, além de ser uma data de reivindicação dos trabalhadores, 1º de Maio se tornou também uma ocasião para descansar.

Nenhum comentário:

Pesquisa