sábado, 9 de outubro de 2010

O que é o Aerotrem do Levy Fidelix?

Você que votou - ou não - no levy fidelix do PRTB, sabe o que é e como funciona o Aerotrem, o seu principal projeto?


O Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um metrô de superfície que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 Km/h e também projetos como o Maglev 2000 que, utlizando túneis pressurizados em toda a extensão dos trilhos, chegariam marca de 2000 MPH (3200 Km/h!)).


O Japão e a Alemanha, são os países que mais têm pesquisado esta tecnologia, tendo apresentado diversos projetos. Num deles o trem é levitado pela força repulsiva dos pólos idênticos ou pela força atrativa dos pólos diferentes dos ímãs. O trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétricas são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem, especulando-se que por isso que a construção de tal linha teria custos enormes.

Desde 2004, está operando o Maglev de Xangai, em velocidade média de 430km/h e máxima de 501km/h, ligando Xangai ao Aeroporto Internacional de Pudong em 8 minutos.



Fonte: www.prtb.org.br


Nenhum comentário:

Pesquisa